Trilha das Bromélias - Trincheira

"Ela ama a natureza.
Talvez por isso,
viva tão à flor da pele"

Praia da Trincheira

Que tal um rolezinho pela praia da Trincheira? 🤗

Pra quem não conhece, essa praia fica no extremo sul da Ilha entre a Praia do Boqueirão Sul e Cananéia.

Pra chegar lá você pode ir caminhando do Boqueirão Sul pela praia mesmo.

Praia do Boqueirão Sul

Pode ir de barco, partindo dali do portinho da balsa.

Tem barqueiros que oferecem esse serviço é só perguntar nos quiosques.

Aqui nesse link tem roteiro de quando eu fui pra lá de barco >>> Ponta da Trincheira
 


Passeio de barco pela Trincheira e Baía dos Golfinhos

Ou pode ir pela Trilha das Bromélias, que é o caminho que eu mais amei e vou contar tudinho procêis 🤗

Entrada da trilha no Sítio Cardoso

Pra chegar até a trilha foi um pouco complicadinho, porque como vocês bem sabem, aqui na Ilha não tem muita placa de identificação dos lugares e a galera fica meio perdida na hora de chegar nos points mais maravilindos...

Porém, eu estou aqui para salvá-los! 😏 Hehehe

Pousada Namastê - Boqueirão Sul

Eu fui passar um fim-de-semana no Boqueirão Sul pra captar algumas cenas pro documentário que estou produzindo e, lá na Pousada Namastê, que é onde fiquei hospedada, foi que ouvi falar da trilha.

A Ari (dona da pousada) me explicou mais ou menos como chegar e a gente meteu o pé na estrada, a cara na poeira, o pé na lama, o couro nos borrachudos... Enfim, fomos conferir! #haha

Estrada da balsa

A entrada para a trilha fica naquela estrada que leva da balsa à praia e, nesse sentido, você vai entrar numa rua paralela, pra poder chegar na trilha.

Procure por uma rua que tenha uma plaquinha com o nome Sítio Cardoso (uma rua com dois tubões amarelos na entrada) e siga por ela...

Vai parecer que essa estradinha não tem fim, haha, mas acredita! Segue sem pressa porque pode ter animais atravessando por ali. Fique atento se for em época de chuva porque corre risco de atolamento.

Estrada Sítio do Cardoso

Vai chegar um ponto da estradinha que vai ter um tipo de porteira e, como a gente não sabia se estava no lugar certo, acabamos deixando o carro na lateral dessa entrada e seguimos a pé... Demos uma boa caminhada, não façam isso! Rs

Umas pernadas depois e avistamos esse local aí da foto. Seguindo pela esquerda vai dar num sítio e achamos melhor não continuar por achar que era uma propriedade privada. Tinha cachorro e tudo! 😜

Sítio Cardoso e o bom pescador

Por sorte, encontramos um pescador que disse que podíamos seguir e que a trilha ficava ali dentro mesmo...

Lá no sítio descobrimos que o lugar é aberto ao público e tem até restaurante, inclusive pode-se chegar de carro sem problemas. E os dogs são amistosos! 😇 #Haha

Visual de dentro da trilha

Tudo resolvido, hora de conhecer a trilha!

Não se esqueça de levar água, passar protetor solar e repelente, tem muitos insetos por lá.

Trilha das Bromélias

Como o próprio nome sugere, a trilha é toda contornada de bromélias. As copas das árvores se encontram acima das nossas cabeças e formam um tipo de túnel encantado...

A maior parte da trilha é de sombra, as flores das bromélias colorem tudo, os pássaros cantam e a paisagem que se descortina entre uma árvore e outra encanta qualquer coração.

Bromélia

Ilha do Cardoso vista da trilha

Bromélia

Visual da trilha

Depois de uns 15 minutos de caminhada, encontramos o primeiro acesso da trilha para a praia da Trincheira... O coraçãozinho ficou como?

Baía dos Golfinhos

O dia estava lindo, ensolarado e quente e avistar esse trecho de praia mansa e água clara foi maravilhoso!

Mas o mais maravilhoso mesmo foi perceber que estávamos na Baía dos Golfinhos, que é a área onde essas lindezas se alimentam.

Eles rodeiam os cercos de pesca artesanal para se alimentar e dão um show pra quem está ali por perto. Eu nunca tinha estado tão perto assim de um casal de botos... Foi uma experiência que não tem palavras pra explicar. Só gratidão!

Cerco de pesca artesanal

Boto
Cercos de pesca artesanal

Mas a aventura não parou por aí.

A Praia da Trincheira é a única da Ilha toda, que tem esse tipo de rocha de arenito (um tipo de areia calcificada) e forma essa paisagem exuberante.

Por ser um lugar de difícil acesso, é super preservada e bruta... Uma natureza selvagem e única!




Com um dos horizontes mais lindos do paraíso, a vista daqui da Trincheira é de tirar o fôlego...
Mar, montes e mata. Aves, peixes e golfinhos. Brisa fresca, maresia e água salgada!

Daqui dá pra ver, ao longe, a Praia do Pereirinha na Ilha do Cardoso, também dá pra avistar Cananéia e toda a agitação do porto do balsa.




É um lugar muito legal pra se explorar e se aventurar... Caminhamos um pouco mais pela praia, entramos na trilha novamente e chegamos a locais com rochas maiores, muitas espécies de bromélias, aves, paz, barulho de mar e toda essa natureza rica que os lugares mais preservados guardam.





Antes de ir embora, um último olhar e a promessa de voltar e curtir mais e mais esse lugar!


A volta pela trilha encantada foi bem vinda porque o sol estava muito quente...




A chegada no sítio Cardoso foi o ponto final para reabastecer, descansar e se preparar pra andar mais já que o carro a gente tinha deixado lá na estrada. 😱 #socorro



Resumo do rolê? Acho que nem precisa né? Aventura, lugares perfeitos, natureza linda e visuais de tirar o fôlego... Essa é a Trincheira!

Como em todos os roteiros que escrevo vou lembrar do que todos já sabemos mas precisamos praticar com todo o respeito:
Não deixe lixo por lá, não destrua as rochas que são frágeis e arenosas, não escreva nas rochas (não façam isso, sério!), não faça barulho quando estiver perto dos botos, não machuque nem ofereça risco aos animais e a você.

Com respeito, bom senso e responsabilidade podemos desfrutar de lugares incríveis sem causar nenhum dano!


A natureza agradece! 😇

E, pra quem quiser quiser assistir a aventura completa, é claro que tem vídeo mostrando tudim tudim do que vivemos nesse dia incrível... É só clicar no vídeo aí 👇 e programar o SEU rolê!




                                          

You Might Also Like

0 comentários