Ponta da Praia

Esse é um passeio indicado para quem gosta de aventura e de explorar lugares exóticos: a PONTA NORTE DA PRAIA.

Chegar até a Ponta da Praia, à princípio, deveria ser algo fácil afinal é só seguir até o fim e se chega lá, mas não é bem assim se você estiver indo de carro e pela estrada. Chegar lá requer alguns cuidados e um pouco de atenção!

E como tem muita gente que tentou mas não conseguiu aqui vão as dicas pra você ir sem erro e sem problemas... Bora lá?


Como sempre nosso ponto de partida é o posto dos guarda-vidas, na Beira Mar... Saindo de lá você vai seguir para a esquerda (como quem olha de frente para o mar) até o fim do asfalto, continue pela estrada de cascalho até o fim dela (mesmo caminho que eu já ensinei para se chegar na Lagoa Ponta da Praia) e é aí é que a maioria das pessoas se perde!


Olhando pelo mapa dá pra ver que não existe um caminho (pelo menos oficial) pra se chegar na Ponta da Praia, aqui pela Ilha e de carro. Existe uma rota por Iguape e de lá segue-se de barco até a ponta da Ilha, mas isso é outra história.

Hoje vamos pra lá aqui pela Ilha mesmo!

Final da Avenida Moreira Sales (estrada de cascalho)

Quiosque Bora Lá

Então, assim que chegar no final da estrada (o ponto de referência é o quiosque Bora Lá) só o que vai ter é essa entrada à direita que leva direto para a praia e esse é o caminho. À partir daqui só pela areia e enfrentando muitos obstáculos naturais...

Muita gente vem até aqui de carro e segue o restante do caminho de bike ou até na caminhada, mas é uma longa caminhada viu? (eu calculei uns 3 km).

Tem gente que se arrisca a seguir de carro mas corre o risco de atolar ou se enroscar por lá já que tem muita vegetação, galhos e troncos que são arrastados pelo rio e depositados nessa região.



Dessa vez eu fui de quadriciclo e foi bem tranquilo. Ao longo do caminho encontrei uma galera indo de carro e desviando dos obstáculos. Isso foi possível porque a maré estava bem baixa e essa é outra questão em que se deve estar atento pois os níveis de maré por aqui estão sempre mudando. Antes de ir consulte a tábua das marés (no posto dos guarda-vidas eles informam) para não ter problemas! ;)


Vai chegar um ponto que não tem jeito meu bem, só na caminhada mesmo porque não tem como passar de carro por cima de toda essa matéria orgânica que fica acumulada aqui no finalzinho da Ilha. Quem resolve ir pra passar o dia leva toda a tralha na mão mesmo. Eu recomendo levar guarda-sol porque lá não tem uma sombrinha sequer...


Se toda essa dificuldade em chegar lá te desanimou você vai mudar de ideia rapidinho!

Logo depois que a Ilha faz a curva o visual é incrível... O encontro das águas (rio e mar), os vales que crescem no horizonte, o manguezal do outro lado do canal, as ruínas da Praia do Leste, a natureza selvagem desse lugar é indescritível.



Ruínas da Praia do Leste

Gaivotas descansando na Ponta da Praia

O manguezal do outro lado do canal

Os vales que crescem no horizonte

Apesar da aparente calma a vida aqui na Ponta da Praia é bem agitada... A atividade pesqueira é intensa e a movimentação de aves e barcos também. Por ser a região de encontro das águas a quantidade de pescado é farta.

E, por falar em encontro das águas, essa é a parte mais interessante de se ver... De um lado a água salobra, escura e mansa do canal e do outro lado as águas claras e salgadas que chegam em pequenas ondas do mar.

Aí você escolhe: banho de mar ou banho de rio?

Encontro das águas: aqui na frente o rio (águas mais escuras) ao fundo o mar

A natureza abundante da Ponta da Praia

AtividadePesqueira

Apesar do aparente caos dá pra botar o guarda-sol lá na beira e passar o dia por aqui se refrescando, pescando e curtindo a energia desse lugar mágico. No dia que fui, com a maré baixa, a "prainha" que se forma nas margens do canal, estava bem rasinha e dava pra passar o domingão quente mergulhada ali! =D


Daqui da ponta dá pra ver as praias de Iguape lá longe e, de barco, fica fácil e rápido atravessar o canal e chegar na Praia do Leste ou na Boca da Barra (Juréia) mas você precisa contratar um barqueiro pra isso porque ninguém fica por aqui para oferecer esse serviço.


Como não vim preparada para ficar e o sol estava judiando, o jeito foi só dar uns mergulhos para refrescar e pegar o caminho de volta pra casa...
E mesmo sendo uma visita mais rápida voltei renovada, cheia de boas experiências e fotos maravilhosas.


 
Ruínas da Ponta da Praia


Voltamos pela praia para aproveitar a viagem e espiar as ruínas da Ponta da Praia (casas destruídas pela força da maré) e para aproveitar o visual e essa brisa maravilhosa desse mar lindo!

Esse é um passeio muito legal e que merece ser feito seja só por curiosidade de conhecer mais essa maravilha ou seja para desfrutar mais e mais desse paraíso...

Até o próximo!

You Might Also Like

5 comentários

  1. Tô adorando esse as fotos você não tem de juruvauva

    ResponderExcluir
  2. Olá Doroti, obrigada!

    Do Juruvaúva ainda não, mas em breve pretendo fazer um roteiro lá ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica, tudo bem?

    Estou adorando as dicas do site.

    Pergunta: há como alugar um quadriciclo na Ilha? Digo, para ficar uns 3/4 dias com ele?

    Vi que tem um passeio de quadriciclo, mas não era bem o que eu estava esperando...

    Desde já, obrigada pela ajuda e pelos posts e fotos sensacionais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, fico feliz em saber que está curtindo as dicas =D

      Meio atrasada mas espero ajudar... Só quem aluga quadri é a prefeitura e deve ser no esquema que vc já viu, por passeio :/

      Excluir
  4. Oi Monica,suas viagens , fotos , experiencias de vida ....estou me amarrando!!
    Que legal toda essa aventura.
    Vc mora na região de Iguape?Pergunto isso porque vi seus posts e percebo que tem informações preciosas.
    Eu conheço Cananeia e pretendo ir de bike quando passar essa chuvarada , pretendo fazer o percurso Iguape - Ilha Comprida (boqueirão Norte) - Cananeia (boqueirão sul).
    E aí? O que seu espírito aventureiro diz....Dá para ser divertido,o que acha?
    Obrigada , beijo!

    ResponderExcluir