Lagoa Ponta da Praia

Promessas para 2017: escrever mais e mais roteiros pra vocês!

E, para abrir o ano, e os roteiros, com chave de ouro hoje vou contar como chegar na Lagoa (secreta) da Ponta da Praia. Secreta porque só quem conhece e sabe o caminho chega lá porque, apesar de ter um acesso bem fácil, ela fica escondidinha e fora de vista.

Bora lá?


Como eu sei que fica difícil se localizar aqui na Ilha (porque ainda falta muita placa de identificação dos balneários e locais turísticos) eu vou "desenhar" um mapinha pra vocês, assim ninguém se perde e nem perde a oportunidade de conhecer essa lagoa deliciosa...


O caminho é todo pela Beira Mar e, para facilitar, o ponto de partida é no posto dos guarda-vidas (que todo mundo sabe onde fica)... Deste ponto até a lagoa são quase 14 km e o acesso é bom e sem muito segredo...

Saindo daqui (guarda vidas) você deve seguir para o norte (de frente para o mar à esquerda) até o fim da Beira Mar, assim que acabar o asfalto e começar a estrada de cascalho, adivinha? Você continua seguindo até o fim da estrada... =D


E é aqui nesse ponto que mora o segredo da entrada para a lagoa... Quando acabar a estrada você só tem duas alternativas: seguir para a direita, que leva à praia, ou para a esquerda, que leva para o canal. Nossa lagoa fica na rua à esquerda (sentido canal). Assim que entrar nessa rua fique atento pois deverá entrar no primeiro acesso à direita (fica bem escondidinho entre a vegetação) que vai parecer que está te levando a lugar nenhum (hehehe) mas logo você verá uma abertura por onde se pode avistar a lagoa!

Deve-se tomar cuidado se você for visitar a lagoa em dias chuvosos pois, em alguns pontos, o terreno fica encharcado os carros podem atolar. O mais seguro é, depois que entrar nessa ruazinha, verificar antes de seguir, ou deixar o carro um pouco antes e dar uma caminhadinha até lá.




A primeira vista a gente não dá nada pela lagoa mas, assim que se cruza essa entradinha ela se abre diante dos olhos... Linda, cercada de vegetação, de águas escuras e rasas.

A lagoa é grande, redonda e toda fechada tendo um único acesso em toda a sua margem que é revestida de vegetação nativa e na outra extremidade tem um pequeno manguezal.
A água é bem escura e rasa, chegando no seu ponto mais fundo (centro da lagoa) a mais ou menos 1,70 metros. A água é salobra, farta em peixes e pequenos crustáceos e o fundo barrento.

É ideal para quem está iniciando a prática do SUP por ser calma, sem correnteza e de pouca profundidade.



O passeio é recomendado para toda a família!

Por ser rasa e de águas calmas dá para tomar banho de lagoa à vontade. Dá para pescar, remar, nadar, brincar com bola e explorar.
Fomos pra lá em um dia de sol e muito calor, como a ideia era passar o dia todo levamos tudo para um churras, mas dá pra fazer um piquenique também. Nas redondezas tem quiosques e bares caso você não queira ter o trabalho de fazer ou levar algo para comer.

O lugar é bem roots e natural, do jeitinho que a gente ama =D e é recomendável levar repelente porque no fim da tarde os insetos chegam com tudo.




Cada um aproveitou o dia a sua maneira... Nadando, pescando, remando, tomando banho de sol  ou relaxando.
Atravessamos a lagoa até a outra extremidade para explorar o manguezal que tem por lá e foi muito legal poder ver e mostrar para os pequenos de pertinho como é formada essa vegetação tão típica daqui.
É importante mencionar que devemos tratar toda essa vegetação com cuidado e respeito. Nada de levar e muito menos deixar objetos por lá e nem destruir a vegetação que é delicada e importantíssima para o ecossistema dessa região.




Ficamos até o fim do dia e aproveitamos de toda a energia desse lugar mágico.
No fim da tarde guardamos todos os objetos, limpamos a área que usamos e deixamos tudo do jeitinho que encontramos (a natureza agradece) antes de partir.

A lua já brilhava no céu quando nos despedimos da lagoa... Passeio maravilhoso que eu super recomendo!



Mistério resolvido e lagoa revelada, espero que curtam muito mais esse pedacinho da nossa Ilha Paraíso!

You Might Also Like

0 comentários