10 motivos que sempre me fazem voltar pra visitar as dunas



Dunas do Araçá

As Dunas são um dos destinos de Ilha Comprida que estão cada vez mais sendo descobertos e entram no caderninho de preferência dos turistas.

Eu sou apaixonada pelas dunas da Ilha e sempre que posso dou uma escapadinha até uma delas.
Hoje eu vou contar pra vocês porque eu sempre volto pra visitá-las...

 Dunas do Juruvaúva

Quando se fala em dunas, muita gente pensa imediatamente no Nordeste. Da minha parte as dunas que moram no meu coração são mesmo as dunas da Ilha... 
E tem duna pra todo tipo de gosto e pra todo tipo de contemplação. Tem duna que dá pra brincar, tem duna que dá pra passear, tem duna que dá pra apreciar o por do sol e, dependendo da estação do ano, tem duna que dá até pra se molhar!

Mas se você ainda não se convenceu eu vou listar aqui 10 motivos pra te levar pra lá e, mesmo pra quem já conhece, pode ser que role aqueeeela vontade de voltar. No final do post você me conta se ficou convencido ou não heim?

1 - Caminhar pela areia fina


Dunas do Araçá 


A areia da duna é bem fininha e, geralmente, bem mais clara que a areia da praia. Caminhar descalço nessa areia garante recarregar as bateria com a energia desse lugar. 
As DUNAS DO ARAÇÁ (saiba mais Aqui) são um convite para longas caminhadas e são minhas preferidas para isso pois apresentam a maior extensão de duna móvel da Ilha. A duna móvel é essa sem vegetação e á a única parte em que se deve caminhar. Nunca caminhe ou passe por cima da vegetação da duna pois é ela quem garante que a duna se fixe no local protegendo o continente da invasão do mar.

2- Descarregar a energia das crianças


Dunas do Araçá


Se pra mim as dunas são energizantes para as crianças é o efeito contrário. A liberdade e a criatividade tomam conta quando eu libero os filhotes por aqui... É um tal de sobe e desce, pula, deita e rola na areia que funciona como um verdadeiro calmante natural pra molecada.
Sempre que os levo lá já vamos equipados com pranchas de madeira, mas se não tiver dá pra usar um pedaço de papelão mesmo. As dunas são os escorregadores mais legais da Ilha e brincar de "skybunda" é tão legal que até os mais velhos vão se jogar na brincadeira.

Não deu praia? Corre pras dunas e libera a garotada!

3- Apreciar o visual 


Dunas do Araçá


Dunas do Juruvaúva

A vista do topo da duna é de tirar o fôlego!
Eu adoro subir nas DUNAS DO JURUVAÚVA (veja mais Aqui). São as mais altas da Ilha e proporcionam visões como essa... Dependendo do ponto onde você sobe dá pra olhar uma extensão enorme da nossa Ilha paraíso, até onde o olho alcança.

Já nas DUNAS DO ARAÇÁ o visual inclui, de um lado mar e do outro o canal do Mar Pequeno reunindo em um só lugar essa "belezura" toda. Gosto de passar longas horas admirando isso tudo... Pode babar nas fotos! =D

4- Acompanhar a mudança das estações


Dunas do Araçá na primavera

Se você sempre visita as dunas na mesma época do ano saiba que você está fazendo isso errado!
A mudança de estação sempre muda a paisagem das dunas e acompanhar essas transformações é um dos motivos que sempre me levam de volta a esse passeio...

Na primavera, com o aumento das chuvas, as dunas acumulam muita água em suas depressões e se transformam em grandes oásis, com piscinas naturais, modificando totalmente o cenário árido que vemos no inverno. Se tiver uma oportunidade corre pra lá depois de um dia chuvoso que você vai entender o que estou falando.


Dunas do Araçá no outono

O céu de outono é um dos mais incríveis pra se apreciar aqui das dunas, com suas nuvens rosadas e baixas pintando a areia da duna de tons dourados... Um espetáculo que eu amo apreciar!
Rende fotos maravilhosas...

No inverno você pode sentir a força do vento que sopra por aqui. Esse vento também muda o cenário da duna que se move e desenha novos contornos, novas dunas, novos cenários para você visitar.


Dunas do Araçá no inverno

5- Conhecer a vegetação nativa


Dunas do Juruvaúva


Bromélias nas Dunas do Araçá

A duna é um ecossistema único e tem uma vegetação toda particular a RESTINGA que é formada de arbustos e plantas rasteiras. Mas tem também cactos e bromélias por lá.
Eu adoro caminhar pelas dunas e observar a mudança na vegetação em cada estação... Às vezes ela está com arbustos secos, outras com arbustos floridos e verdejantes.

Esses cactos são encontrados mais facilmente nas DUNAS DO JURUVAÚVA, já as bromélias pude observar nas DUNAS DO ARAÇÁ.
E como não é só de areia e "mato" que as dunas são formadas, pra quem entende um pouco de planta vai poder encontrar diversas espécies com propriedades medicinais por lá.
  

Uvas do Mato nas Dunas do Juruvaúva


Dunas do Juruvaúva

A vegetação da duna cria obstáculos que barram ou redirecionam o vento que carrega a areia, além de segurar essa areia com as raízes e com seus ramos e folhas.

6- Se perder por lá

Eu sempre digo que ir para as dunas é como viajar para outro lugar e, com um pouco de imaginação, dá pra você se sentir no deserto por exemplo... Hehehe


Dunas do Juruvaúva


Dunas do Araçá

Esquecer da agitação e da rotina do dia-a-dia sempre me encoraja a voltar para as dunas, dá pra se perder por aqui e, muitas vezes, é se perdendo que a gente se acha!

7- Fazer turismo com a família


Dunas do Araçá

E quando os amigos ou a família vem passar uns dias por aqui e quer fazer turismo na Ilha? Leva eles pra dunas benhê! Não tem erro...

Além de ser um espaço lindo e gostoso as reações que você vai ouvir vão garantir o rolê e te dar aquela moral de quem leva a galera pra passear no lugar certo. Se for com crianças então, a diversão vai ser garantida.
Aproveite para mostrar tudo o que você já aprendeu aqui sobre as dunas, vai ser um sucesso! ;)


Dunas do Araçá 

8- Ouvir o som do vento


Dunas do Araçá


Dunas do Araçá

Já dizia o grande Fernando Pessoa: "às vezes ouço o vento passar e só de ouvir o vento passar já vale a pena ter nascido". Quer coisa mais gostosa que ouvir o vento? Agora potencializa esse som ouvindo aqui do alto da duna,  vendo o vento carregar a areia e desenhar formas lindas nas dunas e trazendo o cheiro do mar... Eu sempre volto aqui, só pra sentir isso tudo!

9- Praticar exercício


Dunas próximas ao Boqueirão Sul

Que atire a primeira pedra quem nunca chegou bufando no topo da duna!

Dependendo da duna a areia fofa, a subida íngreme e a altura oferecem resistência e esforço físico suficientes pra dar aquela treinadinha nas pernocas. E quem não quer praticar esporte saudável com um visu desses?
Sempre que vou às dunas aproveito pra explorar bastante, subindo e descendo em busca dos melhores cliques e, ao mesmo tempo, dando aquele up no corpitcho... Vale o esforço se você for pensar que a pausa para descanso tem essa vista linda do nosso marzão sem fim.

10- Assistir o pôr-do-sol


Dunas do Juruvaúva


Dunas do Araçá


Quer um calmante sem efeito colateral? Vai assistir um pôr-dos-ol do topo da duna!

De todos os motivos que me trazem de volta às dunas o pôr-do-sol, com certeza, é o principal deles. Sentar aqui e ficar bem quietinha assistindo à esse espetáculo dispensa qualquer palavra. 
O fim de tarde aqui é simplesmente um escândalo-de-lindo e um espetáculo que todo mundo que ama a Ilha tem que parar pra assistir, pelo menos uma vez nessa vida... Eu super recomendo!

E se você der sorte, quem sabe vê de um lado o sol morrendo e do outro a lua nascendo? Dessas coisas lindas que a Ilha dá de presente pra gente... #Gratidão


Dunas do Araçá

Pra encerrar, uma coisa que não posso deixar de falar é sobre PRESERVAR essas maravilhas que apresento aqui e com as dunas, é claro, não poderia ser diferente... Portanto quando vier visitá-las respeite o ambiente e os seres que vivem por aqui, leve seu lixo embora e mantenha tudo como encontrou.

E aí, convencidos? Deixa seu comentário contando o motivo que te faz voltar sempre pra visitar as dunas da Ilha... Estou louca pra saber e, quem sabe, aumentar minha lista!


You Might Also Like

12 comentários

  1. Conheço as dunas do Araçá e Juruvaúva. Maravilhosas.

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostava de praia ...Sol forte,calor e gente amontoadas para se bronzear,mas quando conheci a Ilha me encantei! Gosto principalmente no inverno que ela fica vazia, me sinto a dona do paraíso, mesmo sendo turista. Sonho em um dia poder morar ai é desfrutar dessa vida calma que vocês levam As dunas será meu próximo passeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é das minhas, tbm prefiro a praia mais vazia de gente... Visite as dunas vc vai se encantar!

      Excluir
    2. Qual melhor lugar na ilha cumprida para passar final de semana?

      Excluir
    3. Difícil responder... Vai depender do que você procura!
      Sossego, muvuca, natureza selvagem, vila caiçara, rio, mar... Aqui tem de tudo!

      Excluir
  3. Parabéns realmente um luxooooo!!! Belíssimo, contemplar a natureza e uma dádiva divina presente de Deus para conosco...

    ResponderExcluir
  4. Esse lugar é simplesmente incrível. Chegarei finalmente na terça para matar a saudade desse paraíso!

    ResponderExcluir
  5. Por gentileza, me informe há qtos km ficam essas dunas do Boqueirão ...

    ResponderExcluir
  6. Estou finalizando minha casinha no Balneário Dois Mares. Não vejo a hora de curtir esse paraíso e conhecer mais desse lugar.

    ResponderExcluir