Surf Treino 2013


Quem conhece a Ilha já sabe de todas as maravilhas que ela tem para oferecer: belas paisagens, praia, céu azul, rios, cachoeiras e tantas outras maravilhas da natureza.
E, neste mês de abril, além de tudo isso recebemos um evento maravilhoso no Boqueirão Sul, um Surf Treino com um mini campeonato que envolveu atletas da Ilha e região.
Sendo assim, gostaria de convidá-los à conhecer as maravilhas que as pessoas, também, oferecem para fazer da Ilha um lugar mais que especial...
Sejam bem-vindos ao badalado evento que reuniu atletas, gente bonita, esporte, manobras radicais, céu azul e uma praia lindíssima - e que eu, obviamente, não poderia perder...

Sejam bem-vindos ao Surf Treino 2013!


Em primeiro lugar, não poderia deixar de apresentar o cenário onde tudo aconteceu: no Boqueirão Sul!
O lugar foi escolhido por ser o principal pico dos surfistas da Ilha e por contar com as ondas mais perfeitas para se executar manobras radicais. Além de ser lindíssimo, uma legítima maravilha de Ilha Comprida, que vale uma boa visita.

Mas, vamos ao que interessa, pois o evento foi longo e animado!


O evento foi uma iniciativa dos professores Maurício Eyphanio, mais conhecido por Maurício Pelé - que também foi o responsável pela organização do evento - Taycoh e César Arnold. E teve início no dia 13 de Abril com a disputa das primeiras baterias da categoria Petit (até 10 anos). E, apesar do empenho dos professores e disposição dos atletas mirins, teve que ser adiado devido ao mal tempo. 


A segunda etapa aconteceu no dia 28 de Abril e nos brindou com um ensolarado domingo.
Apesar das ondas estarem pequenas, a galera não desanimou e, enquanto os organizadores preparavam tudo para o evento acontecer, os atletas já iniciavam o aquecimento nas areias do Boqueirão Sul.

O evento reuniu, ao todo, 75 atletas, que para se inscrever, doaram 1 Kg de alimento não perecível. Ao todo, foi arrecadado um total de 70 kg de alimentos que será distribuído para famílias carentes. Sobre o objetivo desta iniciativa, os organizadores passaram a seguinte mensagem: "Ensinamos muitas coisas para os nossos alunos, sobre a importância de ajudar as pessoas e de fazer o bem sempre. A intenção maior é para que se tornem multiplicadores de ações como esta".  

Participaram do evento atletas de Iguape e de várias regiões da Ilha com idade entre 5 e 56 anos, mostrando o quanto o surf é um esporte democrático e de acesso à qualquer idade.


Além dos atletas, o evento reuniu familiares, amigos, turistas e curiosos amantes do esporte, em um ambiente descontraído e cheio de belezas naturais. 
O alto astral imperou e a equipe organizadora foi muito competente. Os inscritos receberam alimento e bebida para garantir energia e bom desempenho nas manobras.
Houve, também, a presença de ex-professores que formaram a comissão técnica e avaliaram os atletas em suas categorias. 
A trilha sonora foi um show à parte, de muito bom gosto e com clima de surf, praia e descontração. A locução ficou por conta do Maurício Pelé, que entrevistou vários atletas após cada bateria.


E, enquanto os surfistas mandavam altas manobras nas ondas do Boqueirão, a galera da areia se divertia com várias atividades que animaram o dia: cama elástica, futebol de areia, jogo de taco e, a grande sensação do evento, o Slackline - equipamento que treina o equilíbrio com diversão e habilidade.

"Foi o maior encontro de surfistas locais e familiares nos últimos 10 anos". Comenta Maurício Pelé. "Conseguimos colocar na água todas as categorias de base, isso é um pequeno reflexo do trabalho realizado  nas escolas de surf da Ilha".


Enquanto as baterias disputavam as melhores ondas  nas categorias Petit, Iniciante, Grommets, Mirim, Junior  e Open os Free Surfers arriscavam ousadas manobras com muito estilo.


As baterias foram bem disputadas, os atletas mostraram o que sabem fazer e mandaram altas manobras nas ondas do Boqueirão Sul que, a princípio, estava com ondas pequenas mas ao longo do evento o mar foi crescendo e permitiu um belo espetáculo para quem estava assistindo.

Confira, agora, como foi a premiação e os vencedores em cada categoria:


Diego Arnold (9 anos), vencedor na Categoria Petit (até 10 anos)


Na categoria Iniciante (Escola de Surf), a mulherada mostrou que veio para ganhar e ocupou quase todas as colocações finais. Mas o grande vencedor foi Armando (50 anos) que mandou muito bem!


Nathan Narciso (11 anos), atleta mais experiente e que treina para o circuito paulista foi o vencedor na categoria Grommets.


Gabriel da Silva se destacou e foi o campeão na Categoria Mirim. As medalhas que cada atleta recebeu foi confeccionada artesanalmente e tornou este momento mais lúdico.


A Categoria Junior já teve mais sorte e contou com ondas maiores para poder explorar suas manobras mais radicais. O grande campeão desta categoria foi Lucas Henrique.


Mas o auge do evento foi mesmo com os atletas mais experientes.
A Categoria Open mandou muito bem e teve uma disputa acirrada entre os atletas, o que proporcionou um belo show e muita vibração por parte do público presente.
Participaram desta categoria os professores da Escolinha de Surf Taycoh e César, além de ex-professores e  atletas da Barra.
O grande vencedor do duelo de feras foi Eduardo Martins, conhecido como Mister Air, atleta de Iguape que arrebentou com manobras super radicais. Ele elogiou o evento e comentou que nunca havia participado de um campeonato tão disputado como esse.


Maurício Pelé  (na foto acima) resumiu bem o espírito e o objetivo do evento com esta declaração: " O Surf Treino Ilha Comprida 2013, é mais que um evento para treinar atletas, é um ambiente onde através do surf temos a oportunidade de ensiná-los a saber, fazer, ser, conviver e prepará-los para que se tornem cidadãos plenas na busca da inclusão e transformação social".


O ponto máximo do evento foi o sorteio de uma prancha novinha e feita sob medida. O sortudo ganhador foi Luiz Fernando da Escolinha de Surf. Que vibrou muito com esta surpresa!

Parabéns muleque, você merece!!!



E, para encerrar este dia maravilhoso, um belo presente da natureza...
Este lindo pôr-do-sol para coroar um dia cheio de Maravilhas de Ilha Comprida!


Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Maurício Pelé e sua esposa Karen pela gentileza em me fornecer as informações para poder redigir esta matéria e aproveitar para parabenizá-los pelo belo trabalho realizado.



Lembrando que na tag Álbuns você pode conferir todas as fotos que marcaram o evento.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Paii Parabéns!! Te amo muito haha você é meu orgulho

    ResponderExcluir