Praia Limpa

Esta semana denunciei, protestei, me indignei e comecei uma campanha em prol da limpeza da praia de Ilha Comprida, que estava irreconhecível, após um fim-de-semana ensolarado e cheio de turistas!


Na quarta-feira (13/03) esta era a situação do Boqueirão!
E como o mar estava de ressaca e, consequentemente, com ondas maiores e maré alta a situação só piorou pois, o lixo era arrastado pelas ondas e se misturava aos banhistas num verdadeiro caldeirão de lixo!

Pela foto, vocês podem perceber um latão de lixo mas, creio, que as pessoas, ainda não aprenderam como utilizá-lo!


Não está entendendo esta foto acima?
Podem acreditar, ficar pasmo, indignado, revoltado ou o que seja... Mas tinha uma geladeira no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma geladeira! rs
Piadinhas à parte, é a pura verdade. Esta geladeira está largada na areia, próxima aos quiosques.


Mas, fico felicíssima em compartilhar com vocês: nossa campanha foi ouvida e atendida!
Ontem quando fui à praia ela estava assim, limpa e maravilhosa - como sempre deve ser. A prefeitura enviou uma equipe que fez a coleta de todo o lixo que se encontrava por ali!
Ao longo da praia encontrei muitos sacos de lixo, revelando a enorme quantidade do que foi recolhido...


Além da limpeza, vários latões de lixo foram espalhados pela areia!
Agora está por nossa conta manter e conscientizar... Esclarecer e informar... Reclamar e agradecer...


Afinal, é assim que gostamos de ver nossa praia, não é mesmo?
Vamos zelar pela continuação desta maravilha e colaborar para a conservação deste patrimônio natural que é de todos nós mas, principalmente da natureza... Que nada nos cobra pelo seu uso, mas que tem limites e precisa de nossa ajuda para manter seu equilíbrio!


Quero, também, agradecer à todos que me ajudaram nesta campanha seja divulgando, compartilhando, comentando, se indignando!
Isso prova que, ainda, temos escolhas e saídas. Que juntos podemos mudar nosso mundo!
E para isso basta nos unirmos em busca de soluções para causas, que como esta, valem a pena e beneficiam todos.

Agradeço a agilidade da prefeitura em solucionar o problema imediato e, aconselho que seja iniciado desde já um trabalho de conscientização e conservação das praias, pois assim quando chegar a nova temporada a Ilha já estará estruturada para receber bem todos os turistas e conscientizá-los da importância da colaboração de todos!

Recebi muitas dicas e comentários úteis na página do face (https://www.facebook.com/MaravilhasDeIlhaComprida) que fica ao dispor de quem quiser ajudar na causa... Não podemos parar agora, pois o que foi resolvido foi o problema imediato. Com o aumento do turismo na região a tendência é que isso continue, o que não é justo para com os caiçaras e muito menos com a natureza!


Espero, daqui para a frente, poder postar somente imagens lindas como esta!
Afinal, nossa Ilha é MARAVILHOSA .......................

You Might Also Like

6 comentários

  1. Fiquei feliz!!! A união faz a força e as grandes mudanças!! bjo )

    ResponderExcluir
  2. Exatamente!
    Obrigada pela força... Vamos continuar nossa luta! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Monica parabéns pelo blog de fotos lindas e outras até têm um tom de denuncia aos maus tratos que nossa Ilha sofre "algumas" vezes, acho que a prefeitura podia cuidar da questão da limpeza com mais atenção...Enfim amo esse lugar, tive uma casa por 22 anos mas já virou "atração" turística digamos rsrs hoje são somentes destroços, um misto de nostalgia tristeza e alegria.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos elogios! Também amo muito a Ilha e procuro ajudar na preservação de suas maravilhas da melhor forma que posso, inclusive denunciando e alertando.
    Quanto à sua casa, imagino o seu sentimento. Mas, se serve de consolo, saiba que sua marca está na Ilha, junto com a atração que seu lar virou... Certamente, os bons momentos estão impressos na história deste lugar! :)

    ResponderExcluir
  5. histórica maratayama dos tupis guaranis,,,patrimônio de ouro do Brasil,,,talvez um dos maiores bancos de areia natural do mundo,,,com um dos fenômenos mais curiosos do mundo.
    Pouco são os que dão valor a esta joia Brasileira. ""Parabéns pela divulgação""

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Isso é obrigação de todos que amam ou usufruem deste paraíso, a preservação é nossa obrigação e divulgar absurdos como este tbm.

      Excluir